"Quero saber a diferença de SELOZOK, e SELOKEN pois os dois são Metoprolol."
Para entender a diferença entre os medicamentos precisamos esclarecer que farmacocinética é um processo que engloba a absorção do medicamento para o sangue, a distribuição desse do sangue para os órgãos e tecidos, a metabolização e por fim a eliminação do fármaco.
Farmacêuticos, durante o desenvolvimento do medicamentos, usam de diversas ferramentas para manipular os processos de absorção, distribuição, metabolização e eliminação para atingir objetivos variados.
Uma dessas manipulações é observada em relação ao metoprolol e é devido a ela que existe diferença entre os medicamentos que foram questionados, enquanto o SELOZOK® é succinato de metoprolol o SELOKEN® é tartarato de metoprolol.
Succinato e tartarato são estruturas químicas que, quando associadas ao metoprolol, permitiram aos desenvolvedores do medicamento alterar o processo de absorção do metoprolol. Analisando os comprimidos de cada um dos medicamentos observa-se que:
a) o succinato de metoprolol tem na sua forma de apresentação grânulos dispersos no comprimido, estes granulos apresentam um revestimento que é degradado de forma mais devagar, o que faz com que o metoprolol seja liberado aos poucos do comprimido para o organismo e, portanto, sua absorção seja mais lenta. Com isso consegue-se estender o tempo de ação do fármaco por 24 horas.
b) o comprimido com tartarto de metoprolol apresenta-se disperso em sua estrutura não tem esse revestimento resistente, assim o metoprolol é liberado todo de uma vez para sua absorção. Com isso o tempo de duração da ação é de 6 a 12 horas.
Os desenvolvedores do medicamento lançam mão dessa ferramenta, chamada de liberação controlada, para trazer ao paciente a vantagem de um intervalo maior entre as administrações dos comprimidos, facilitando a adesão ao tratamento, sem que a função no organismo do fármaco seja diferente entre as duas formulações.
Apesar de apresentar praticamente as mesmas indicações, é importante saber que não se deve trocar por conta própria um medicamento por outro sem aconselhamento médico. Pois cabe a ele determinar o fármaco e qual posologia usar.
Referências:
- Bula succinato de metoprolol: http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[25324-2-0].PDF. Acessado em 15/10/2011.
- Bula tartarato de metoprolol: http://www4.anvisa.gov.br/base/visadoc/BM/BM[26144-1-0].PDF. Acessado em 15/10/2011.
- Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul: http://www.crfrs.org.br/crfrs/site/interna.asp?campo=763&secao_id=120. Acessado em 15/10/2011
- MICROMEDEX Healthcare Series
show de bola o site!
ResponderExcluire disso que a web precisa...informaçao de qualidade e relevante.
ResponderExcluirExplicação muito boa, site bem informativo
ResponderExcluirFernando
Pediatra
Resposta perfeita!
ResponderExcluirera essa resposta em linguagem acessivel q eu procurava, parabens!!!!!!!!!!
ResponderExcluirForam ótimas as informações, estava realmente precisando esclarecimento a respeito dos dois fármacos, tartarato de metoprolol e succinato de metoprolol.
ResponderExcluirassim fica bem facil de entender a diferença mandou bem obgda
ResponderExcluirMédicos são seres inacessíveis, estão abaixo de DEUS(mas não sabem),ficam entediados para explicar.
ResponderExcluir